Quem Somos

25 de jun. de 2019

Corpo, saúde, boa alimentação/ Maio amarelo

Recreação mês de junho.
Vivemos e usamos o meio ambiente em nosso benefício. 
Tentei explorar o corpo para daí a criança se posicionar no mundo.

Desenhar o corpo em papel

Procurar alimentos saudáveis para alimentar o seu corpo

Recortar e separar o seu corpo em dez partes

Montar um quebra-cabeça do seu corpinho.

Recreação no mês de maio.
Neste mês a professora Juliana com suas turmas desenvolveu atividades para o maio amarelo, no intuito de conscientizar as crianças nos cuidados com o trânsito, 
sendo elas pedestres, guardas e até motoristas.

Sinaleira

Corrida e Memória

Dirigindo o Meu Carro




Atividades realizadas nos meses de março a maio

Atividade realizada no mês de março com as turmas do 1° ao 6° ano da tarde na oficina de Arte e Criatividade da professora Tainara. 
Para o jogo foram usados matérias recicláveis como garrafa Pet e tampinhas de garrafa, além de palitos de churrasco.







Confecção de Bilboquê. Atividade realizada com as turmas do 3° 03 e 4°03 realizada no mês de abril, na qual foi utilizada uma garrafa Pet e barbante, além de muita criatividade!





Atividade realizada no mês de abril. Confecção do filtro dos sonhos. Trabalhamos a temática indígena e os alunos do 5° 03 confeccionaram filtro dos sonhos usando rolos de papelão, lãs e linhas, miçangas, penas e muita criatividade!


Atividade realizada no mês de maio. Estudando a temática do Maio Amarelo, os alunos do 4° 03 e do 4° 04 confeccionaram veículos com caixas de papelão. Os veículos foram usados pela professora Juliana em uma atividade dirigida no pátio.






Atividade realizada no mês de maio. As turmas do 5° 03, 6°03 e 6°04 confeccionaram jogos de trilha com a temática Trânsito. Para a atividade foram usados cartolina colorida, tampas de garrafa pet para representar os peões, dados confeccionados pelos alunos e caixas de papelão.









10 de jun. de 2019

Alimentação consciente, corpo e mente contentes


No dia 04 de junho, o Projeto Global deu início à atividade integrada “Alimentação consciente, corpo e mente contentes”, que busca chamar a atenção dos alunos para a relação existente entre os alimentos, o meio ambiente e o corpo humano. Ao longo do mês, uma vez por semana, os alunos e professores assistirão documentários ligados às temáticas (A comida que alimenta; Gramacho; Reciclar para preservar, Mulheres das aǵuas e Muito além do peso), mas na última semana de junho, a fonoaudióloga Carolina, da SEMEC conversará com todos sobre a importância dos alimentos para o corpo, principalmente no que se refere à voz. Além dessa atividade coletiva, os professores realizarão atividades em suas oficinas, sempre com o enfoque acima. Cabe ressaltar que todos os assuntos mencionados já fazem parte da realidade do Projeto Global ao longo do ano letivo.






 
















Museu do índio


No dia 07 de junho, o Projeto Global, por meio da Associação de Pais (APEG), oportunizou a saída de estudos até o Museu do Índio Tükuna, da IEHN, aos alunos das turmas 3º01 e 5º02, acompanhados das professoras Letícia da Rosa, Taynara Facin e Ana Paula Zanella. No museu, o professor Enecio falou aos estudantes sobre origem do grupo indígena Tükuna, pertencentes à região da fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. O acervo é composto por mais de 300 peças, entre objetos de madeira, cerâmica, ornamentos de festa e rituais, instrumentos de trabalho do cotidiano, bem como de práticas cotidianas da tribo. A saída teve por objetivo apresentar aos estudantes a importância e influência das populações indígenas para a formação sócio-cultural brasileira, bem como a sua relação com a natureza, pois não podemos nos esquecer de que as populações indígenas já habitavam o Brasil muito antes da chegada dos europeus, e que muito da nossa alimentação se deve a esses grupos nativos, que sempre viveram em harmonia com a fauna e flora aqui existentes.