Quem Somos

6 de dez. de 2010

Capoeira Angola

Professor: Silvan  
    Os alunos do Projeto Global têm a oficina de capoeira angola onde podem vivenciar golpes e esquivas da capoeira mais antiga que resistiu a repressão junto com todo o resto da cultura afro brasileira.
   O negro foi seqüestrado de sua terra natal, foi tirada sua liberdade, mas não conseguiram tirar sua identidade suas crenças seus costumes que aqui no Brasil se manteve, pois foi a única coisa que sobrou, sua cultura.
   No Projeto Global os alunos aprendem a história do Brasil pela ótica do oprimido e não pelo opressor, o uso do negro como força produtiva, sua participação nas batalhas e guerras pelo nosso país, como: revolução farroupilha, porongos, guerra do Paraguai, balaiada, entre outras.
   Os alunos aprendem sobre Zumbi dos Palmares, rei de palmares, falava várias línguas, pois foi criado por um padre e teve a melhor formação possível da época, mas não aceitou o que acontecia com os seus irmãos e fugiu para a mata e começou a libertar os negros das senzalas.
   Em 20 de novembro dia da morte de zumbi é comemorado o dia da consciência negra, negros, capoeiristas, ativistas do movimento negro, homenageiam a pessoa que mais lutou pela causa do homem negro no Brasil, nos não comemoramos 13 de maio, dia da abolição dos escravos, pois o Brasil foi o ultimo país a abolir a diáspora negra.
   Os alunos nas aulas de capoeira angola desenvolvem várias valências físicas tais como: Resistência, flexibilidade, ritmo, agilidade, lateralidade, entre outras.
    Nas aulas de instrumentos de percursão os alunos aprendem o nome dos instrumentos tradicionais da capoeira angola, seus toques, sua posição na roda, e o ritmo no qual é jogada a capoeira angola.
     Nas aulas de vídeo aprendem sobre a cultura negra dos africanos e afrodecendentes  no Brasil, historia do Brasil, e outros folguedos( brincadeiras no momento de folga) dos negros tais como: afoxé, jongo, maculele, congadas, samba de roda, maracatu, etc.
     Aulas teóricas sobre instrumentos, toques, métodos(seqüências) de golpes, datas importantes, capoeiristas famosos: Pastinha, besouro, Noronha, Maré, Bimba(criador da capoeira regional), nenéu(filho do bimba) que esta vivo, traíra, João Pequeno, João Grande, Caiçara, Valdemar, Bobó, Lua de Bobó, Moa do Katendê, Curió, Manduca da praia, Nascimento Grande, entre outros.
      “Já estou programando uma aula de confecção do berimbau principal instrumento da capoeira e também o caxixi, e o xequeré, instrumento do afoxé”.(Silvan).
        Minha proposta é proporcionar para os alunos uma vivencia dos golpes, esquivas(defesas), toques dos instrumentos, nomenclatura, filosofia, dando para os alunos uma iniciação básica sobre capoeira angola e a história do negro no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário