Quem Somos

8 de dez. de 2010

Oficina: Arte Educação



Professora: Bernadete  Maria Lippert Strassburger

Séries: 2° ao 9°



O objetivo de desenvolver o desenho da criança, em um programa feito para a criança não aprender como se faz um desenho como cópia, mas sim com que cada criança desenvolva o seu próprio com criatividade , firmeza no traço, espontaneidade, através da construção do desenho a partir de vários temas.Cada uma do seu jeito único e original.
Também é estimular a criação e imaginação através do desenho e da arte, da observação, da memorização e de diferentes técnicas desenvolvidas na arte aplicada (trabalhos manuais), motivando o aluno num espaço alegre e colorido especialmente criado para esta finalidade.
Visando desenvolver a criatividade , a coordenação motora, e a auto-estima, e o estímulo à espontaneidade  ou seja, no seu total crescimento, parte cognitiva, motora psíquica, emocional, social, cultural, dando ênfase a sua expressão criadora do aluno. Tenho como lema: CRIANÇA QUE NÃO DESENHA PASSA A INFÂNCIA EM BRANCO.
Conforme a criança desenha, ela aprende, ela organiza e concretiza seus pensamentos.Desenvolvendo a autoconfiança por estar construindo e se expressando livremente.Por essa razão as academias de arte, nos séculos XVI, XVII e XVIII, fazem do desenho uma disciplina obrigatória para o aprimoramento da atividade artística. As novas instituições defendem a possibilidade de ensino de todo e qualquer aspecto da criação artística por meio de regras comunicáveis. Nesse contexto, as aulas de desenho de observação e cópia de moldes são fundamentais para o treinamento dos novos artistas. O desenho como aprendizado técnico ou como exercício acadêmico da forma tem lugar nas academias com a realização de nus, natureza morta e paisagens, assim como pela cópia de esculturas antigas.
A despeito desse movimento mais geral, alguns artistas, como o paisagista inglês Joseph Mallord William Turner, conferem ao desenho lugar destacado em sua obra, como é possível perceber pela enorme quantidade de desenhos que realiza entre 1814 e 1830,
Ligados à arte figurativa, mas também às pesquisas abstracionistas, os artistas modernos se lançam ao desenho, experimentando as possibilidades abertas pela linha, contornos, contrastes e materiais. Pablo Picasso, Paul Klee e André Masson são alguns dos inúmeros artistas que experimentam o desenho em suas obras. O desenho moderno no Brasil encontra expressão em artistas de vocações estilísticas variadas, como Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Flávio de Carvalho, Oswaldo Goeldi, Guignard, Djanira, Iberê Camargo, Mira Schendel, entre outros.
Vários são as atividades  e os materiais empregados na elaboração de  atividades na OFICINA DE ARTE, entre eles, diferenciar arte e artesanato, coleta e reciclagem de materiais, junto a eles a construção possíveis, Suplica da natureza ( plantas, animais, água, papietagem, tinta natural), pintura, quilt, políganos,colagem, dobradura, encarde nação, relaxamento, vídeos pesquisa e estudo de vários artistas, (Monet,Magritte, Krajberg,Paulo Pasta, Tarcila do Amaral,Mestre Vitalino, Nuno Ramos,entre outros), predominando sempre o DESENHO( cego,observação, caricaturas, abstrato,geométrico, decomposição) Foram feitos com  lápis 6B , para a obtenção de traços finos; giz cera ou carvão, quando a linha se torna mais espessa;  ou pincel, quando o objetivo é um traço mais grosso. Há o desenho científico, usado na zoologia, botânica e anatomia (fartamente empregados como ilustrações de manuais didáticos); o desenho técnico, industrial e arquitetônico (realizado, de modo geral, com o auxílio de réguas, compassos, esquadros e outros instrumentos); o desenho utilizado pela imprensa e pelos livros (ilustrações, retratos e caricaturas), o desenho artístico etc. Desse modo, conclui-se que o desenho invade os mais diferentes campos e áreas de atuação - ciências, artes aplicadas, belas-artes, indústria, publicidade etc. -, nas mais diversas etapas da história do desenho registram a realidade observada, treinam as medidas e proporções. da história do desenho registram a realidade observada, treinam as medidas e proporções.


Depoimentos
Quando eu desenho expresso no papel o que eu sinto dentro de mim principalmente meus sentimentos e minhas emoções.
Marlon Y.
Ao desenhar sinto a essência de soltar a magoado e me sentir leve, leve.
Eduardo A. S.




















 

Um comentário: