Quem Somos

7 de dez. de 2010

Educação ambiental

Coordenação: Profª Marli Ivone Diel Seger
Alunos do 2º ao 9º ano
Desde o incio do ano letivo os alunos do projeto global estao realizando um trabalho de conscientização e de preservação do Meio Ambiente, envolvendo os alunos, professores e funcionários, promovendo atividades de sensibilização ambiental. São realizadas várias atividades como: Estudo e plantio das plantas medicinais; Preservação do meio ambiente; Jardim e horta. Os alunos tem aulas semanais que correspondem a 50 minutos por turma, sendo que alunos de 6º ao 9º ano trabalham dois períodos semanais.
Dentre as atividades desenvolvidas, está se destacando a melhoria da estética do ambiente através de ajardinamento. Os alunos estão empenhados limpando o patio, organizando os canteiros e plantando flores. É um trabalho que requer vontade e dedicação. 

 Plantio de uma árvore símbolo 21/09/2010

  “Medicina Popular”
Durante as aulas o aluno tem a oportunidade de conhecer a cultura e os conhecimentos que tem sido transmitido de geração para geração, buscando melhorar a qualidade de vida, preservando a saúde, no cultivo de plantas medicinais. Através de pesquisas e conhecimentos populares está sendo montado um caderno com as informações obtidas para consulta dos familiares.
Algumas receitas (xaropes), para doenças mais comuns, já foram realizadas na prática, pelos alunos e pelos pais.




Pais (04/09/2010) aprendendo fazer xarope para gripe

“Horta”
            O objetivo deste projeto é criar uma área verde produtiva pela qual todos se sintam responsáveis pelo plantio e cultivo dos alimentos. Foi criado este espaço e está sendo preparado para receber as mudas de verduras, legumes e temperos.
            O importante é que o aluno aprenda sobre a Cultura do homem do campo; técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais; valor nutritivo dos alimentos cultivados; processos de semeadura, adubação e colheita; Cooperar em projetos coletivos e compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde.
A colheita, após higienização, será servida como parte da merenda, reforçando a alimentação das crianças e proporcionando maior variedade no cardápio.

Depoimento de alunos:

Nas aulas de Educação ambiental plantamos, capinamos, regamos as plantas e preparamos canteiros. Também cuidar do ambiente em que vivemos. Estudamos as plantas medicinais, cuidamos do jardim, da horta e do lixo. Fizemos uma Mandala de chás. Agora estamos arrumando o jardim para deixar o Global bem bonito e preparando os canteiros da horta.
(Amanda, Aline, Isabela, Letícia e Henrique)

“Aqui os alunos aprendem fazer jardim, plantar árvores, fazer horta e separar o lixo. O que mais gostamos é de plantar chás e flores no jardim”.
(Carol, Camila, Kelin e Felipe)

“Gostamos muito de mexer na terra, fazer horta, jardim, plantar chás e temperos. Aprendemos técnicas de podar as árvores, cuidar da natureza, separando o lixo, não poluir rios e não destruir as matas. Gostamos muito de mexer na terra, isso é uma terapia. Também gostamos dos filmes que a professora Marli trouxe sobre a bio- diversidade do Planeta Terra”.
(Bianca, Mariele, Pâmela)


 
           Alunos aprendendo técnicas de poda de árvores.

“Nas aulas de Educação Ambiental aprendemos a cuidar do jardim, capinar, plantar, copiamos receitas e falamos sobre a preservação do meio ambiente. Gostamos de plantar, pois aprendemos a lidar com a natureza e ajudamos o nosso planeta ficar mais bonito. Temos esta oficina justamente para podermos melhorar o nosso ambiente e ensinar as outras pessoas a não poluir o planeta em que vivemos”.
(Bruna, Luana, Ana Paula, Thaís e Alessandra)

 

‘ Aqui no Projeto Global

Fazemos muita ciosa legal,

Como a oficina de Educação ambiental.

Cuidamos do meio ambiente,

Para não ficarmos doentes,

Como muita gente.

As pessoas jogam lixo no chão,

Provocando a poluição,

Destruindo nosso mundão.

O que mais gostamos,

É de árvores plantar

Para nosso oxigênio não acabar

E o nosso Planeta melhorar.”

(Anderson Lauxen, Jonathan e Tailon)


Um comentário: