Quem Somos

8 de dez. de 2010

Oficina de Educação Física




Professor Regente: Artur Selbach Neto   Turmas: 5º ano B e 5º ano D

      Pelas atividades de Educação Física pode-se levar a desenvolver a capacidade de utilizar os movimentos como forma de comunicação e expressão. Sobre esse aspecto, abre-se a perspectiva de relação da Educação Física com as linguagens expressivas: linguagem corporal (Artes) e linguagem verbal(poesia, música e violão), bem como a plena inserção da Educação Física nas atividades constante das demais oficinas do Projeto.
      Sabendo que a função principal do Projeto Global é a interdisciplinaridade; fator que afirma a necessidade de relação entre as oficinas / atividades desenvolvidas em todo ano letivo. Sendo assim, o fator diferencial da prática da oficina de Educação Física.
      Para que isso ocorra, o "ERRO"  faz parte da aprendizagem; o alunado possui seu tempo de maturidade para realização dos movimentos, de gerar   estratégias, que o conduza ao interesse de confronto com as dificuldades de cada atividade física. Portanto, não recomenda-se a competição em grupo, e sim, aquela individual em que o mesmo aplique seu conhecimento pessoal, vencendo as barreiras naturais de cada educativo, juntamente com as experiências adquiridas em outras oficinas / atividades, exemplos: capoeira, ginástica artística, taekwondo,musicoterapia e dança.
      Os alunos não correm simplesmente pelo correr, precisam saber a razão e a finalidade disso. As atividades desta oficina não podem ser mecanizadas, desvinculadas dos aspectos intelectuais e criativos. O aluno deverá ser capaz de transferir para situações do cotidiano aprendizagens específicas que realizou no campo da Educação Física. Dessa forma, esta oficina também vai colaborar para o desenvolvimento crítico e criativo, e levar o aluno a acreditar em sua capacidade de melhorar suas possibilidades, sentir-se aceito, com direitos a erros, sem comparações ou confrontos.
      Também desenvolvemos no decorrer do ano letivo, neste centro educacional, atividades referente a Páscoa, Semana da Pátria, Emancipação Política, Semana do Trânsito e Farroupilha e com relevância última, o Dia da Árvore. No decorrer das Reuniões Pedagógicas, houve necessidade e interesse de enfrentar o desafio em desenvolver o Projeto contra o Bullying, devido a constantes agressividades descritas pelos alunos em outros ambientes.
      Como vimos, a proposta desta oficina é proporcionar ao alunado o conhecimento através do movimento, possibilitando que o mesmo, se "errar", tenha a oportunidade de repetir tantas vezes for necessário, tendo no erro , sua maior motivação para a aprendizagem. Não há homogeneidade, mas crescimento pessoal, perceptível durante o período letivo. Se não nos fosse oportunizado o encontro de atividades interdisciplinares, não ocorreria o grande interesse por parte das familias e dos alunos por vagas e assim, suas presenças no Projeto Global, porque o PROJETO GLOBAL É LEGAL!    



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