Quem Somos

7 de dez. de 2010

OFICINA DE LEITURA

    LER É  BOM
            (Orientada pela Professora Sandra Rausch)
Professora Conselheira da turma: 5°A


     O Projeto de Leitura foi criado com a intenção de desenvolver o gosto e o conhecimento do mundo dos livros, e por conseqüência, da leitura, nos nossos alunos.
      A leitura  impulsionando a assimilação, interpretação e compreensão
de textos de variados gêneros, tais como: resgate de histórias infantis, leituras infanto-juvenis, artigos de jornais e revistas relacionados à realidade de vida dos alunos.
     Com as crianças das séries iniciais (segundos e terceiros anos) são abordados temas de livros infantis capazes de gerar discussões e variadas interpretações, capazes de despertar o gosto pela leitura.
     A “HORA DO CONTO”  acontece com a história contada pela professora Sandra.   Nesta atividade o objetivo  principal é despertar o prazer e o gosto pela leitura. Busca-se também resgatar o momento de ouvir histórias; estimular a auto-estima; utilização de atividades lúdicas como estratégia de socialização e aprendizagem; oportunizar  momentos de expor idéias e percepções.
     Entendemos que a leitura deve ser tratada como um caminho de inserção no mundo e de satisfação das necessidades amplas de cada ser humano. Através de uma história as crianças tem a oportunidade de descobrir outros lugares, outros tempos, ficar sabendo de Geografia, Filosofia, Culturas e muito mais, e o mais importante, sempre com prazer e alegria.
     Ao final de cada história contada é proporcionado um debate entre aos alunos  e as manifestações são sempre muito criativas, através de desenhos e dramatizações. As crianças sentem-se parte das histórias.




     Os alunos já alfabetizados são incentivados a fazerem escolhas adequadas dos livros correspondentes à sua faixa etária.  A leitura é feita de forma individual e compartilhada, com ajuda e companheirismo. Os alunos  trabalham sabendo que “todos são responsáveis pelo crescimento de todos”.  Procura-se sempre fazer com que os alunos compreendam a importância de ter seu “Ponto de Vista”, pois existem sempre muitas maneiras de interpretar um mesmo fato ou situação. A reflexão sobre os diversos “pontos de vista” ensina a respeitar as opiniões dos demais colegas.
     Os conteúdos lidos, muitas vezes,  são apresentados aos demais colegas através de dramatizações. Nesta atividade os alunos utilizam objetos e vestes semelhantes aos utilizados pelos personagens das histórias, momento em que os alunos demonstram toda sua criatividade, satisfação e alegria.
     Nos meses de agosto e setembro o tema principal da Oficina foram os hinos. Foi feita a leitura, interpretação e o canto do Hino de Dois Irmãos, do Riograndense e do Brasil. Tendo em vista as datas comemorativas no mês de setembro.  Ainda será trabalhado o Hino à Bandeira Nacional e da República, pois é importante ressaltar os valores patrióticos nos alunos.
     Como parte das comemorações do Kerb de São Miguel, foram utilizados livros de autores locais sobre a história da chegada dos primeiros imigrantes e  a   colonização do nosso município.






Outro tema importante que está em desenvolvimento o “Projeto Disciplina”, muito divulgado como ‘bullyng’.  O objetivo deste trabalho é sensibilizar os alunos sobre a importância do respeito às diferenças entre os seres humanos, prevendo ações que asseguram melhorias no comportamento, hábitos e atitudes. Com um convívio saudável e pacifico em qualquer lugar ou situação.
     Os alunos foram envolvidos na discussão do tema através de debates, questionamentos, através de recortes de jornais e revistas por eles pesquisados.
      O texto de Pedro Bandeira, A Contadora de Histórias, foi a ferramenta principal  na questão ‘bullyng’, pois ele trata de uma situação ocorrida dentro de uma escola onde os alunos, ao viverem uma situação de necessidade extrema ,viram-se obrigados a realizar as atividades de uma servente, para que ela voltasse a contar as histórias que eles adoravam. A dramatização desta história emocionou a todos.


                               Depoimentos


     Os alunos da Oficina de Leitura sentiram-se orgulhosos de participar deste jornal e fizeram questão de dar sua opinião, pena que não foi possível colocar todos, pois o espaço é pouco para tanta gente querida.

   “A aula de leitura é divertida,. É muito boa pois temos a oportunidade de ler livros legais e diferentes. Além disso é bom porque com a leitura aprendemos a falar e escrever corretamente”  Daiane Raquel Kaiser, 6º A, 11 anos.

    “Eu acho que estimula a aprendizagem e conhecemos os hinos. A leitura estimula a vontade de conhecer outros mundos num livro”  Marcel, 6º A, 11 anos.

     “A Oficina de Leitura ajuda os alunos também na escola, pois aprendemos a pronunciar as palavras corretamente, entender os textos, histórias e palavras. Nós lemos livros , fazemos um teatro sobre eles, comentamos e discutimos sobre os assuntos. É muito legal.” Ana Cecília, 6º A, 11 anos.

     “A aula de leitura requer muita atenção, quem não sabe ler e nem escrever, lendo vai facilitar tudo. Devemos ajudar quem não sabe para mostrar o que a gente aprendeu esse tempo todo nas aulas de leitura.”  Lisiane Rafaela Nunes, 6º, 12 anos.

    “Eu acho interessante para que eu consiga pronunciar e escrever melhor as palavras, eu gosto porque é uma aula calma e a professora muito legal.”  Leonardo Luft Morais, 6º , 11 anos.

      “Eu acho as aulas bem legais e acho que poderíamos ler mais se os períodos fossem maiores na Oficina de Leitura”.  Vinicius, 3º, 10 anos.

     “Eu gosto de ler,  brincar e estudar e de esportes. Gosto muito do Global porque é um ótimo lugar para a gente ficar e aprender.”  Paloma, 3º B

     “Gosto de ouvir histórias e também de desenhar” Fernanda 2º B, 7 anos.

     “ Eu gosto de ler na aula da profe Sandra os livros os times” Djuanito Lauxen, 2º B, 7 anos.

     “ Gosto da oficina da profe Sandra porque a gente pode ler livrinhos e ouvir muitas histórias legais” Camile de Jesus, 2º B, 7 anos.

      “Acho muito bom este aula, gosto de ouvir as historinhas” Stefani Schuh, 2º B 7 anos.

      “ Gosto muito da aula da profe Sandra, porque nós reforçamos a leitura, os hinos e muitas outras coisas bonitas”. Larissa, 5º A.

    “Eu gosto de Oficina de leitura porque nela eu já fiz muitas coisas. Li muito e gostei. Pintei, caprichei. Desenhei , você gostou...  Apresentei teatros.  Vou contar um segredo: a Oficina de leitura é uma das minhas preferidas, pois se você quer saber eu amo ler, ler é uma das minhas atividades preferidas. Eu adoro ler. Ler é muito bom, pois eu ainda prefiro os livros sem imagens, assim podemos imaginar e sonhar.”  Cleiton Rafael Batista, 4º manhã, 10 anos.

     “Todas as segundas feiras eu tenho aula com a profe Sandra , nós vamos na biblioteca, só não vamos quando tem teatro, hinos e etc. Na biblioteca nós só lemos livros ou conversamos. Eu adoro as aulas dela.” Thiago Pereira Lopes, 5º

     “ A aula da profe Sandra é muito legal. Nessa aula eu aprendo a melhorar mais a minha leitura. Nós já aprendemos o Hino Riograndense e o Nacional. Já fizemos teatro também. A aula é muito boa, não tem o que reclamar, as vezes lemos jornal e olhamos nos mapas para ver onde ficam outras cidades e outros estados.” Eduarda Machado, 5º.

2 comentários: